Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Assine o nosso livro de visitas.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Facebook

Início > Glossário

Glossário de Informática e tradução de termos informáticos

Dica: Use a função de pesquisa do seu browser para encontrar um termo premindo Control+F em versões inglesas ou Control+P em versões portuguesas.

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z

A

Anchor text, texto da âncora. O texto da âncora apresenta uma curta descrição do conteúdo apontado. Por exemplo, no apontador seguinte o texto da âncora é "Visibilidade em motores de busca".

<a href="http://visibilidade.web.pt" > Visibilidade em motores de busca </a>

Atuning, adaptação. É o oposto de tuning, ou seja, o utilizador adapta-se ao desempenho do sistema. Por exemplo, se uma determinada página demora muito tempo para carregar o utilizador habitua-se a executar outra tarefa enquanto espera.

Avaliação heurística de usabilidade (ver t.b. Testes de usabilidade). Uma avaliação de usabilidade é feita por um conjunto de peritos nesta área que, baseando-se em resultados obtidos em estudos científicos e em pequenas experiências, tentam identificar quais os principais problemas de usabilidade que existem num sítio web. As avaliações de usabilidade não analisam uma amostra representativa dos utilizadores do sítio web.

B

Backlinks; inlinks; incoming links, ligações de entrada, ligações recebidas. Conjunto dos links que apontam para uma página da Web.

Backtrack, retroceder. Voltar a um estado anterior.

Banner, manchete. Anuncio embutido numa página web.

Banned page, página banida ou excluída. Significa que a página (ou site) foi banida dos resultados de um motor de busca por ser prejudicial ao bom funcionamento do motor de busca, por exemplo porque usou web spamming.

Benchmark, bancada de testes. Aplicação que executa um conjunto de testes sobre um sistema de modo a medir e comparar o seu desempenho com o de outros sistemas.

Blog, blogue. É um sistema de publicação na web destinado a divulgar informação por ordem cronológica, à semelhança de um diário. Os blogues ganharam grande popularidade porque permitem que utilizadores com poucos conhecimentos técnicos de Informática publiquem facilmente conteúdos na web. Os blogues inicialmente tinha uma carácter pessoal mas hoje em dia são usados para todos os fins, servindo de suporte, por exemplo, a produtos empresariais ou programas de rádio.

Bookmark, favorito. Funcionalidade de um browser que permite guardar URLs de páginas para que sejam rapidamente acedidas no futuro.

Bottleneck, ponto de congestão. Refere-se normalmente a um componente ou tarefa que impede que um sistema apresente melhor desempenho. Por exemplo, o ponto de congestão dos computadores é normalmente o acesso a disco. Embora um CPU possa ser muito rápido, este ficam bloqueado à espera das respostas dos discos para poder processar a informação.

Breadcrumb navigation, navegação por rasto ou estrutural. O nome vem do conto infantil de Hansel and Gretel, em que as duas crianças marcaram o caminho de volta para casa com migalhas de pão (breadcrumbs). É um modelo de navegação em que é apresentada uma linha no topo de cada página indicando a localização da página actual na hierarquia do sítio web. Todas as palavras são links de texto contendo os títulos das páginas dos níveis acima, excepto a última que indica o titulo da página actual. Veja um exemplo de breadcrumb no topo desta página.

Browser, navegador. Programa utilizada para visualizar páginas da web.

C

Cache, cópia arquivada. Funcionalidade de um motor de busca que permite ao utilizador visualizar uma página mesmo que esta já não esteja disponível no seu site de origem.

CAPTCHA: Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart. É um teste para diferenciar se o acesso a uma página está a ser feito por uma pessoa ou por uma máquina. São normalmente aquelas letras com formato estranho que se pede que sejam reescritas numa caixa de texto antes de inserir um formulário. É usado como ferramenta anti-spam.

Cluster, agregação; agrupamento. Dentro da Informática é usado com diversos significados, por exemplo, pode designar uma estrutura de dados específica usada num sistema de gestão de base de dados ou um grupo de máquinas que interagem entre si. No contexto da pesquisa na web significa uma agregação de resultados de uma pesquisa interligados entre si.

Cloaking, camuflagem. Ocorre quando um servidor web devolve páginas diferentes consoante o cliente que o visita. Por vezes é usado para fornecer conteúdos enganosos aos batedores do motor de busca sem interferir com os que são apresentados aos utilizadores humanos. Quando detectada este tipo de acção é punida com o banimento da página.

Content Management System (CMS), sistema de gestão de conteúdos. É um sistema que permite gerir os conteúdos de um site, tipicamente através de uma interface web, de modo a que o site possa ser alterado remotamente a partir de qualquer computador com ligação à Internet.

Country-code Top-Level Domain (ccTLD), domínio de topo nacional. São os nomes dos domínios de topo atribuídos a cada país. Por exemplo, o ccTLD de Portugal é .pt, o ccTLD de Brasil é .br, o ccTLD de Espanha é .es.

Crawling, recolha; varrimento. Recolha automática de conteúdos da web através da extracção iterativa de ligações hipertextuais.

Crawler, batedor. Sistema responsável pela recolha automática de conteúdos da web.

D

Data warehouse (DW), armazém de dados. Sistema de gestão de base de dados optimizado para permitir um processamento de grandes quantidades de dados provenientes de diversas fontes, tipicamente bases de dados transaccionais.

Data Mining, prospecção de dados. Área da Informática que se dedica à extracção de conhecimento adicional através da análise de dados. Por exemplo, uma tarefa de prospecção de dados é a recolha de palavras frequentemente pesquisadas a partir da análise do registo dos pedidos efectuados a um motor de busca.

Default, pré-definido, por omissão. O termo "value by default", significa que o valor de uma variável vem definido pelo fabricante. Embora a fonética das palavras seja semelhante, a tradução "valor por defeito" é errada. "Defeito" sugere que os valores estão errados, quando na realidade, o objectivo dos valores pré-definidos é fornecer valores correctos que permitam a utilização de um sistema sem que sejam necessárias configurações adicionais pelos seus utilizadores.

Design liquido. É uma técnica de desenho de páginas web que permite que estas se adaptem ao espaço do ecrã disponível para a sua visualização. Tornando assim um site mais acessível independentemente do tamanho do monitor, da janela usada no browser ou do dispositivo usado para aceder à Internet.

Download, transferir; descarregar; baixar. Transferir um conteúdo de um servidor web para um computador local.

Drop-box, caixa de escolhas. É uma lista de selecções possíveis que é apresentada após o utilizador clickar num link.

Duphosts, sítios web duplicados. Duphosts é uma abreviatura de duplicate hosts. Os duphosts são sítios web com nomes diferentes que apresentam os mesmos contéudos. Note-se que tanto os mirrors como os host aliases são considerados duphosts.

E

Email spam. Consiste no envio em massa e indiscriminado de mensagens de correio electrónico, normalmente com intuitos comerciais. Há quem lhe chame também email marketing.

F

Framework, ambiente de trabalho, moldura. Usa-se este termo para designar uma aplicação ou conjunto de aplicações que servem de suporte ao desenvolvimento de software num determinado contexto. Por exemplo, uma pilha de protocolos para testar algoritmos de comunicação distribuídos.

G

H

Hardware (HW), material informático, maquinaria. Maquinaria programada para efectuar processamento automático de informação.

Harvester. O mesmo que crawler.

Home page, página de entrada. Página de entrada de um site, a partir da qual se podem seguir ligações para todas as restantes. Normalmente, são referenciadas por um URL constituído apenas pelo nome do site (ex. http://www.tumba.pt).

Host aliases, aliases de servidor. Ocorrem quando um mesmo sítio web, alojado fisicamente num mesmo servidor é referido por dois nomes diferentes. Por exemplo, visibilidade.net e www.visibilidade.net são host aliases.

HTML

I

Inverted index, índice invertido. Estrutura de dados onde cada palavra tem associada uma lista de documentos onde ocorre. Um Índices invertido é análogo a um Índices remissivo de um livro. Os índices invertidos são utilizados pelos motores de busca de modo a retornarem rapidamente as páginas onde uma determinada palavra ocorre.

Information Retrieval (IR), recuperação de Informação. Àrea de investigação que se dedica à extracção de conhecimento adicional a partir de dados em formato digital.

Internet, a Rede. Infra-estrutura de rede que liga os computadores à escala mundial. Existem várias aplicações que actuam sobre a Internet, tais como, o correio electrónico, o sistemas de partilha de ficheiros (peer-to-peer), os serviços de conversão (chats) ou a Web.

Internet Service Provider (ISP), provedor de acesso. É a empresa que fornece o serviço de acesso à Internet, cobrando normalmente uma tarifa mensal aos seus clientes.

J

K

Keywords, palavras-chave. Conjunto das palavras principais que melhor descrevem o conteúdo de uma página.

L

Landing pages, páginas de aterragem; páginas-destino. São as páginas referidas pelos resultados de uma pesquisa num motor de busca.

Link, apontador, ligação de hipertexto, referência.

Load-balancing, balanço de carga. Técnica que visa distribuir trabalho de forma adequada pelos vários componentes de um sistema de acordo com as suas capacidades.

M

Meta-data, meta-dados. Os meta-dados são informações acerca de dados. Por exemplo, o tamanho de uma página web é um meta-dado da página.

Meta search, pesquisa federada. Tipo de pesquisa que consiste na fusão dos resultados obtidos de outros serviços pesquisa numa lista única.

Meta search engine, meta motor de busca. Sistema que funde os resultados retornados por vários motores de busca.

Mirror, réplica. Termo usado para identificar um sítio web cujos conteúdos são uma cópia dos apresentados noutro.

Moodle, é um sistema de gerenciamento de atividades educacionais que visa a criação de comunidades online em ambientes virtuais para a aprendizagem

N

O

Online, em-linha. Significa que um computador está ligado à Internet.

Outlinks, ligações de saida. Conjunto de apontadores condidos numa página.

P

PageRank. Algortimo que calcula a inportância de uma página consoante os links que recebe. Uma página pode ser importante porque recebe muitos links ou porque recebe links de páginas muito importantes.

Pay-for-inclusion, inclusão paga. Modelo de publicidade na web em que o anunciante paga para que a sua página seja referida por um determinado serviço, como um directório por exemplo.

Pay-for-Placement (PFP), pago-pela-posição. Modelo de publicidade em que o anuncinate paga para que o seu site apareça nos primeiros lugares dos resultados devolvidos para uma determinada pesquisa.

Pay-per-click (PPP), pago-por-clique. Modelo de publicadade na web em que o anunciante paga apenas quando um utilizador clica no link do anuncio para o seu site.

Pay-per-impression, pago-por-apresentação. Modelo de publicadade na web em que o anunciante paga sempre que um anuncio é apresentado.

Performance, desempenho. Trata-se de um conjunto de métricas usadas para medir a eficiência de um sistema informático. Por exemplo, o número de páginas que um servidor web é capaz de servir por minuto.

Phishing, roubo de identidade. É um ataque informático destinado a roubar os dados de autenticação de uma pessoa. É comum ser feito através de mensagens de correio electrónico que são enviadas em nome de um serviço, por exemplo de um banco online, e que pedem a inserção dos dados de autenticação.

Q

R

Ranker, ordenador. Componente de um motor de busca que ordena os resultados de uma pesquisa modo a que os mais relevantes sejam apresentados primeiro.

Ranking algortithm, algoritmo de ordenação. Conjunto de regras que um motor de busca usa para ordenar uma lista de páginas de modo a que as mais relevantes para uma determinada pesquisa sejam apresentadas primeiro.

Related pages, páginas relacionadas: Conjunto de páginas que focam um mesmo tema.

S

Script. É um programa de computador que é interpretado em tempo de execução por uma aplicação específica e não pelo sistema operativo do computador. Servem normalmente para adicionar funções a outras linguagens. Por exemplo, os scripts escritos na linguagem de programação Javascript são usados para permitir realizar validações complexas sobre formulários em páginas web. Os scripts de Javascript são interpretados pelo browser.

Search engine, motor de busca; motor de pesquisa. Sistema que recolhe, processa e permite procurar informação na web.

Search Engine Optimization (SEO), optimização para motores de busca. Conjunto de técnicas aplicadas na construção de páginas web de modo a garantir que estas são facilmente processadas por motores de busca.

Seeds, raízes. Conjunto de URLs usando por um batedor para iniciar uma recolha da web.

Site, sítio. Conjunto de documentos interligados entre si e que partilham o mesmo nome de domínio.

Spammer. Indivíduo que pratica o uso abusivo de recursos da Internet. através de web spam ou email spam.

Software (SW), programa informático. Conjunto de instruções interpretáveis por um determinado material informático.

Spider, aranha; batedor. O mesmo que crawler.

Spider trap; Crawler trap, armadilha. Página que gera um número infinito de páginas, prejudicando o funcionamento de um crawler que pode ficar indefinidamente a tentar recolhê-las. As armadilhas podem ser criadas intencionalmente para prejudicar os crawlers ou casualmente como é o caso dos calendários online que são gerados automaticamente para qualquer ano.

Snippet, excerto. Parte do texto de uma página apresentado nos resultados de um motor de busca onde ocorrem os termos pesquisados por um utilizador.

T

Tag, etiqueta.

Template, modelo. Página usada como base do desenho de todas as páginas num site.

Term frequency (TF), frequência de um termo. É uma medida estatistica da importância que um termo tem num documento, quanto mais frequente fôr o termo maior a sua importância.

Testes de usabilidade. Nos testes de usabilidade são recrutadas diferentes pessoas por forma a ter-se uma amostra representativa dos utilizadores reais do sítio web, incluindo por exemplo, pessoas de diferentes idades, sexos e escolaridade. Estas pessoas tentam executar diferentes tarefas pré-definidas no site enquanto que os obervadores tiram notas das dificuldades encontradas e do seu sucesso ou insucesso na execução das tarefas.

Throughput, débito. Trata-se da velocidade a que um computador consegue processar dados. É o resultado das velocidades do hardware (CPU, discos) combinadas com a eficiência do sistema operativo e outro software que actue sobre ele.

Top-level domain (TLD), domínio de topo. É nome do domínio. de topo de um site. Ou seja, sequência de caracteres que se encontra a seguir ao ultimo "." do nome do site. Ex. O domínio. de topo do www.visibilidade.net é .net.

Tuning, ajuste, afinação. Consiste em melhorar o desempenho de um sistema de modo a satisfazer as necessidades dos seus utilizadores.

U

Upload, transferir, carregar. Transferir um computador local para um computador remoto.

Uniform Resource Identifier (URI).

Uniform Resource Locator (URL).

V

W

W3C, (World Wide Web Consortium). É um consórcio mundial fundado em 1994, responsável pela criação das normas que regem a Web. As maiores empresas do mundo na área da Informática pertencem a este consórcio, como por exemplo, a Apple, Microsoft, a IBM ou o Google. Um sítio web de qualidade deverá respeitar as normas emitidas por esta organização.

Web, Teia. Conjunto dos hipertextos publicados na Internet acessíveis através do protocolo HTTP. A Web é basicamente constituída pelas páginas e ligações entre elas.

Web designer, desenhador de webs. Pessoa com conhecimentos de publicação na web que projecta, desenvolve e avalia sítios web.

Web server, servidor web. O termo é usado tanto para designar o programa que disponibiliza conteúdos na web como o computador que o aloja.

Web Warehouse (WW), armazém de dados web, armazém web. Sistema optimizado para permitir um processamento de grandes quantidades de dados provenientes da web.

Web spam. Conjunto de técnicas utilizadas para atribuir ilegitimamente importância a uma página.

Workaround, contorno do problema, remendo, improviso.

Workbench, bancada de trabalho. Conjunto de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de determinado tipo de aplicações ou tarefas. Por exemplo, ferramentas de edição de HTML e imagens constituem uma bancada de trabalho para a criação de páginas web.

Workload, carga. Designa a quantidade de trabalho atribuida a um dado sistema num intervalo de tempo. Por exemplo, o número de páginas apresentadas por um servidor web num minuto.

Worm. Inicialmente foi usado como sinónimo de crawler. Mais tarde o termo foi associado ao tipo de vírus informáticos que se propagam automáticamente através da Internet.

Workspace, espaço de trabalho. Conjuto de recursos disponiveis para o desenvolvimento de uma determinada tarefa.

X

XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language). O XHTML é o formato sucessor do HTML recomendado pela W3C para programação de páginas web. O principal objectivo do XHTML é melhorar a acessibilidade à informação publicada permitindo a sua correcta apresentação independentemente do dispositivo usado, através de uma separação entre os dados (usando XML) e a sua apresentação gráfica (usando CSS).

XML

Y

Z



SocialTwist Tell-a-Friend

A sua participação é importante. Não hesite em contactar-nos.